A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, convênio nº 5900.0113062.19.4, processo n° 23089.102938/2019-54, com o objetivo de apoiar o projeto “Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, litoral norte do Estado de São Paulo”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico-administrativo do referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
Função | Atribuições | Escolaridade mínima | No de Vagas | Valor mensal da Bolsa | Duração |
Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa | Manejo e analise de dados ambientais. Modelagem numérica. | Doutorado completo em Ciências do Mar, Meteorologia, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou áreas afins | 1 (uma) | R$ 6.666,00 | 12 meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatas(os) ao processo seletivo deste edital, aquela(e) que:
1.1.1 Tenham doutorado completo em Ciências do Mar, Meteorologia, Ciências Biológicas, Oceanografia, Ecologia ou área afins.
1.1.2 Tenham experiência prévia com manejo e curadoria de dados oceanográficos ou meteorológicos, fluência em técnicas de análise de séries temporais e programação em R e Python além de bom conhecimento da língua inglesa.
1.1.3 Uma porção substancial do trabalho poderá ser feita remotamente, caso a(o) candidata possua local de trabalho, computador e internet disponíveis, porém, é importante que a(o) candidata(o) tenha disposição de viagens periódicas para São Sebastião, para interações com a equipe e eventual trabalho embarcada(o), no auxilio de operações com equipamentos e computadores. Os gastos com as viagens e estadias serão responsabilidade da(o) bolsista.
1.1.4 É desejável, mas não constitui pré-requisito, que a(o) candidata(o) tenha conhecimentos em oceanografia bio óptica e processamento de imagens de satélite da cor do oceano.
1.2. São atribuições da(o) bolsista:
1.2.1. Preparar e executar um plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as atividades do projeto e demandas para os dados abióticos;
1.2.2. Organizar e atualizar, continuamente, o banco de dados processados;
1.2.3. Desenvolver, organizar, comentar em detalhe e manter atualizadas rotinas de processamento dos dados do projeto em código livre;
1.2.4. Familiarizar-se com os programas de processamento dos instrumentos utilizados in situ, e desenvolver rotinas de processamento avançado, compatíveis com os dados produzidos;
1.2.5. Familiarizar-se com o processamento de imagens de satélite da cor do oceano e produzir bancos de dados e análises conforme a demanda;
1.2.6. Familiarizar-se com a teoria sobre a óptica dos oceanos, para a elaboração e documentação de rotinas de processamento dos dados radio métricos e abióticos in situ, além de rotinas para análises e auxilio na redação de textos de interpretação dos resultados;
1.2.7. Interagir com os demais bolsistas e coordenadores do projeto, mensalmente, auxiliando a coordenação da produção, organização e controle de todos os documentos referentes ao projeto;
1.2.8. Produzir relatórios esporádicos e/ou quando solicitado, conforme demanda da equipe do projeto;
1.2.9. Cumprir o trabalho na modalidade presencial, quando assim for requisitado, seguindo as orientações da responsável do Centro de Biologia Marinha da USP e diretrizes da instituição.
1.3. Será disponibilizada 1 (uma) vaga.
2.1 Para o desenvolvimento das atividades prevista a(o) bolsista deverá dedicar 30 (trinta) horas semanais.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 A(o) candidata(o) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 15 e as 23h59min do dia 29 de julho de 2022.
3.1.1. Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia para ciottiam@gmail.com , do comprovante de escolaridade (graduação + doutorado), link para o currículo Lattes atualizado e carta de intenção com até 3 páginas, em que se apresente criticamente a experiência e a motivação desejável para a vaga.
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME COMPLETO e o NÚMERO DESTE EDITAL (47/2022).
3.2 A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado: 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 6.666,00 (seis mil, seiscentos e sessenta e seis Reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, pelo período de 12 (doze) meses, correspondente ao período compreendido entre 15 de agosto de 2022 e 14 de agosto de 2023.
5. DAS CONDIÇÕES PARA A ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1 Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não será permitida a alteração e/ou a complementação da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2 É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.
6.1 A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:
6.1.1 Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).
6.1.2 Entrevista, que será realizada de forma virtual pelo aplicativo Google Meet.
6.2 É de responsabilidade da(o) candidata(o), aprovada(o) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://www.fapunifesp.edu.br/.
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocadas(o)s até 5 (cinco) candidatas(os) por vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independente do motivo alegado.
7. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Etapa | Descrição | Caráter | Período |
1a fase | Análise curricular | Classificatória e eliminatória | 1 de agosto de 2022 |
2a fase | Convocação para entrevista | 3 de agosto de 2022 | |
3a fase | Entrevista | Classificatória e eliminatória | 5 de agosto de 2022 |
4a fase | Resultados | Divulgação dos candidatos aprovados | A partir de 8 de agosto de 2022 |
7.1 O presente processo seletivo será válido por 12 (doze) meses.
7.2 As atividades terão início em 15/08/2022 e término em 14/08/2023
8. DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “MAR DE ALCATRAZES” – EDITLA 47/2022.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.1. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) deverão assinar Termo de Concessão de Bolsa, em 2 vias originais, que será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do Termo de Concessão de Bolsas, os candidatos aprovados deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://www.fapunifesp.edu.br/?page_id=4859.
9.3. É obrigatório que a conta da(o) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. A(o) candidata(o) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade da(o) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância dos todos os itens deste Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa de Pesquisa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s) antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa:
APROVADA
Breylla Campos Carvalho
SUPLENTES
1° Cesar Augusto Paz Villarraga
2 ° Juliana Costi
Convocamos as candidatas a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 05/08/2022, nos horários especificados.
As entrevistas ocorrerão por vídeo conferência, através da plataforma Google meet:
Nome do candidato | Horário | Link (Google Meet) |
Breylla Campos Carvalho | 10h00min | https://meet.google.com/tvd-pezv-sjk |
Cesar Augusto Paz Villarraga | 11h00min | https://meet.google.com/iou-tqka-gsx |
Juliana Costi | 14h00min | https://meet.google.com/oom-xipg-ynx |
André Luiz Pardal Souza | 15h00min | https://meet.google.com/caj-ffhj-goi |